Vamos falar sobre estupro?

Vamos, sim!

Infelizmente, ao contrário do que se espera, o assunto estupro está cada vez mais presente na vida das pessoas. São cada vez mais notícias e situações que vemos, lemos e ouvimos. Uma mulher é estuprada a cada 11 minutos no Brasil, é o tempo que você demora pra tomar banho, comer um lanche, sei lá.

Crescemos em uma sociedade naturalmente machista, isso não vem de agora, é desde sempre e, por essa cultura, o comportamento das pessoas é sempre colocar a culpa na vítima, "quem mandou beber demais", "quem mandou usar roupa curta e decotada", "quem mandou não estar estudando ou em casa"... são infinitas "justificativas" para uma vítima ser violentada, claro, porque qualquer ação sem o consentimento da pessoa, é violência.

O que precisa ser esclarecido, mudado é essa ideia de que estupro tem justificativa, a única justificativa que eu encontro é que a pessoa que comete é um monstro, porque dizer 'animal' é ofender os animais, que têm mais decência. 

Uma pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 58% dos brasileiros acreditam que haveria menos estupros se a mulher soubesse se comportar, como se o cara está tranqüilo no seu canto e, pelo simples fato da mulher estar com um shorts curto, surge uma vontade incontrolável do nada de forçá-la a ter relação sexual com ele (sem contar prováveis espancamentos). Isso não existe, se o cara se sentir excitado, que resolva seus problemas de outra maneira mas NUNCA com violência.

As pessoas precisam ter consciência de que NADA justifica um estupro, absolutamente NADA.

Ninguém merece ser estuprado, ninguém merece sofrer esse tipo de violência. Não estamos falando de receber cantadas na rua, o que vem a ser um incômodo, e sim de uma violência pura. Sem contar que nem sempre a vítima está de roupa curta, as vezes ela está no trabalho, escola, faculdade, igreja, é criança, deficiente, bebê... e mesmo assim, é estuprada.

Precisamos parar de culpar as vítimas por uma barbárie desta.
Precisamos ensinar, desde criança, que o homem, menino, adolescente deve respeitar a mulher, menina, adolescente. Como já vi várias vezes, "em mulher não se deve bater nem com uma rosa".
Precisamos parar de fazer piada de que a mulher gostou de ter feito isso.
Precisamos parar de ser tão baixos e nos tornarmos mais humanos, nos colocando no lugar da vítima, o que se chama empatia.
E lembrar, ninguém jamais merece ser estuprado...


Comentários