Não mais infinito enquanto dure...


Me lembro de quando era criança, pré-adolescente, ler pela primeira vez o Soneto de Finalidade do Vinícius de Moraes na escola e, nesse soneto, algo me chamou muita atenção: "infinito enquanto dure" porque eu pensava 'como algo pode ser infinito e acabar?'

Depois que a gente vai crescendo, a gente vai tentando entender muita coisa (nem sempre entende né, mas...) e eu compreendi, na minha própria interpretação (a beleza da arte é essa, não é?) que "ser infinito enquanto durar" é que, mesmo se um dia acabar aquele sentimento, para ambos ele era infinito, ele não tinha a sensação de pouco ou de não ser o suficiente, seria infinito até o dia que não houver mais.

Hoje, eu vejo muitas pessoas entrando em relacionamentos, seja amizade, romance... com um o argumento de "se não der certo, separo". Como assim "se não der certo"? Nem começou e já existe o pensamento do fim?

É claro que todas as coisas têm a possibilidade de não dar certo mas nem por isso pensamos em não tentar ou 'quando' acabar. Se fosse assim, a gente não sairia do lugar, da nossa zona de conforto ou não seguiria na vida, pois existe a chance de eu perder o ônibus, de perder a hora... Não estou comparando um relacionamento com essas situações até porque um relacionamento é bem mais precioso e por isso, ao meu ver, merece mais importância.

Parece que hoje em dia, está muito fácil desistir das pessoas, basta as relações darem um pouco de trabalho ou não ser o que queria/esperava, que ninguém quer mais. Na vida nem tudo sai como a gente espera e uma relaçã
o precisa ser moldada, estruturada para que ambos tenham reciprocidade.

Podemos, sim, recomeçar quantas vezes for preciso se não der certo, devemos recomeçar quantas vezes acharmos necessário, mas eu acho que não devemos deixar de lado a sensação de fazer valer a pena, essa frase está ficando bem cliché, não é? Mas a sensação de infinito não deve ser esquecida, seja na sua carreira profissional, faculdade, amizade, namoro, casamento, etc...

Que tudo o que você, eu formos agregar a nossa vida, seja sempre infinto enquanto dure...



Foto: http://pesasepalavras.tumblr.com/

Comentários