Antecipar tragédias que nunca acontecem

Sou uma pessoa que sempre, S-E-M-P-R-E, sofro por antecipação. Eu consigo criar situações que nem aconteceram mas "E SE acontecerem..." e aí já começo a entrar em conflito porque MEU DEUS, EU VOU SOFRER SE ISSO ACONTECER. Eu crio tragédias na minha cabeça, pensamentos negativos, antecipo e eles nem existem. E quando digo tragédias, as vezes é tragédia mesmo.

Por exemplo, se vou viajar, as vezes eu penso: vou de ônibus, sempre tem louco na estrada e ele pode fechar o ônibus, o motorista passar mal, perder o controle da direção, desviar de algo na estrada e sair da pista, posso ser assaltada na parada obrigatória, etc.. eu nem viajei e isso nunca aconteceu.

E é assim com muita coisa na minha vida. Pra coisas que não me interessam muito ou não tem tanta importância, sou calma, não tenho ansiedade. Mas se tem significado e importância, eu simplesmente morro por dentro criando neuras, situações, paranoias e as vezes preciso gritar mentalmente "PARA! VOCÊ TÁ LOUCA" e aí eu volto um pouco ao centro.

As vezes também, eu estou normal, vi algo que não me incomodou, mas eu fico remoendo aquilo de tal modo e aí eu começo a ligar pontos de coisas que aconteceram antes e já crio uma teoria (da conspiração) na minha cabeça de que aquilo significa alguma coisa em relação a mim ou a algo que vai me machucar e já começa a doer e eu já fico sofrendo e tipo, nada aconteceu.

E eu fico nesse ciclo constante todo dia (quando tenho gatilhos) mas não o dia todo. Fico sofrendo por algo que, na minha cabeça pode acontecer e se pode acontecer, vai acontecer mas não aconteceu e 97% das vezes não acontece, e se acontecer não é tão trágico como eu crio na cabeça.

E se acontecer o que eu tô criando no meu mundo, seja parecido, maior ou menor, o que eu vou poder fazer pra mudar? Isso não ajuda a resolver o problema, se ele existir. Se o carinha que você está afim não te mandar mensagens, não tiver vontade de falar com você, não tem o que fazer, não é enchendo a caixa dele de mensagens que isso vai mudar. Na verdade, talvez mude e ele te mande pro inferno ao invés de não dizer nada (pra algumas pessoas isso é até melhor). Se você tem medo de ser traíd@ e cria paranoias, isso não vai resolver nada.


A questão é que eu gostaria muito de viver só o presente e não me preocupar com coisas que podem me machucar. Gostaria de levar as coisas com mais leveza e calma. Já diria Renato Russo: "Tudo é dor. E toda dor vem do desejo de não sentirmos dor".
A dor maior vem do medo de doer e já dói porque criamos a dor pra tentar não doer e já ficamos tristes porque está doendo, entendeu?

Tô tentando me deixar no meu centro das coisas porque isso afeta todo o resto da minha vida, física, biológica, sentimental e afins. Nem sempre eu consigo mas é um processo.

E isso tudo é uma merda.

Fotos: tumblr

Comentários