E Viva o individualismo!



Aparentemente o ser humano tem uma tendência egóica, de preocupar-se primeiro consigo. Afinal de contas, o mundo evoluiu graças à preguiça e ao individualismo. Quando o homem inventou o carro, televisão, celular, internet, não pensava em outra coisa a não ser na sua plena satisfação e praticidade.
Pra que pensar nos outros se eles também só pensam em si? O socialismo saiu de moda há muitos anos. É totalmente anacrônico e obsoleto. Assim como a solidariedade. O fato de guardar um pouco de atenção e tempo para a humanidade enoja a muitos.
Jay Vaquer descreve bem na música título de seu novo CD “Formidável Mundo Cão” como alguns enfrentam o mundo, no caso, o indivíduo se rende aos atrativos desse formidável mundo cão que vivemos hoje. São atitudes de muitos na procura da loucura de ser alguém importante e materialmente bem-sucedido, nem que pra isso seja preciso passar por cima dos outros.
No elenco atual da política brasileira há vários Marconni Ferraços em atividade. Nosso país é dirigido por muitos que fingem apreço em épocas de eleições e quando saem triunfantes são tomados por amnésia coletiva. Enquanto isso, mães são presas por roubar potes de margarinas para alimentar seus filhos. Mas os egocêntricos partidários roubam espuriamente e saem “assoviando e cantarolando” pelas ruas e redes de televisão como se suas atitudes fossem inócuas. Como diria Renato Russo: “... ninguém respeita a constituição, mas todos acreditam no futuro da nação. Que país é este?” As pessoas têm certo egocentrismo, mas o ser humano não vive por si só. O individualismo no que ajudou a evoluir hoje causa a involução. Um viva a ele!
Encerrando com um trecho uma música que foi hino contra a ditadura (o maior poder individualista) no final dos anos 60. Escrita por Geraldo Vandré, Pra não dizer que eu não falei das flores, até hoje é um símbolo de luta pela liberdade.

“Caminhando e cantando e seguindo a canção, somos todos iguais, braços dados ou não...”.

Juliana Sanches -13/03/2008

Comentários

  1. wow.. bem crítica essa sua crônica

    ResponderExcluir
  2. Ahh.. o individualismo é válido quando se é pra acabar com o mundo. A natureza responde por si só.

    ResponderExcluir
  3. Então..
    eu queria dizer algo útil, mas é que essa hora eu não consigo pensar muito bem..

    Então, voltou amanhã!

    Bjo.

    ResponderExcluir
  4. JuuHh ..
    saudades desses blogs ..

    retornei pro meu ontem, faz um ano que não entro!!
    se acvredita q eu ainda tava logado? O.O

    hahaha³³

    mas entãão, tah lindo akii, beem a sua cara!!

    beejo ;*

    ResponderExcluir
  5. POxa..curti mto seu texto sobre individualismo. Achei interessante. Muito bom! Parabéns.

    ResponderExcluir

Postar um comentário