(Falta de) Confiança.

Entre tantos significados da palavra "Confiança" quero destacar apenas um:

confiança 
s. f.
1. Fé que se deposita em alguém.


Antigamente, a palavra de alguém era mais importante do que um papel rubricado, custava a honra daquela pessoa. Se ela falava que iria cumprir com o acordo, ela cumpria, era digna de confiança.
A confiança pode ser comparada a um cristal, frágil, quebradiço e valioso. Quando você confia, você deposita fé em algo ou alguém, você entrega. Quando se quebra, não conserta mais.

Confiança não é um produto que se compra pronto no mercado, açougue ou loja de 1,99.. vem com o tempo e, atualmente, com muito mais custo que antes.

As pessoas estão cheias de desconfiança. Motivos temos, não faltam, pelo contrário, cada dia existem mais motivos para não confiar. Isso vem de várias decepções no ser humano, na sua falta de caráter e dignidade. Ficamos armados até os dentes e não queremos mais, não nos motivamos mais a confiar, porque sabemos que irão falhar e que nos decepcionaremos mais uma vez.

Existem momentos que em insistem em que confiemos em suas palavras, nos dizem que jamais trairão, jamais falharão, e depois de muito relutar, confiamos.. e traem, com uma facilidade impressionante, com uma naturalidade incrível.

Pessoas em que se podem confiar está cada vez mais raro, escasso e, pelo visto, falta de caráter está na moda.. é tendência.. nem um papel rubricado registrado pode ser confiado mais.

As pessoas traem as outras, a confiança, o sentimento, sem nenhum pudor, sem nenhuma consideração...
Só podemos confiar em Deus, que nunca falha..


"Do que adianta namorar, se for pra trair? Do que adianta aparência, se não houver caráter? Do que adianta um sorriso se for falso?" - Caio Fernando Abreu


Comentários