Mulher, uma reflexão. Ep #2 - A baixa autoestima e comparação

Um assunto que está em alta agora é a autoestima dos homens. Antes que chorem, se você não se encaixa no texto, não precisa se doer.

Isso aconteceu depois que um integrante do BBB, que vocês sabem quem, disse que o corpo da Yasmin Brunet já foi melhor, sendo que ela é literalmente "padrão de beleza" e ele está só o "pó da rabiola". Não vou citar ele, vai que dá problema falar que tá só o pó da rabiola.

Nesse meio tempo apareceu uma pesquisa (que, na verdade é de 2022) que diz apenas 3% dos homens se acham feios.


Aí eu faço uma pergunta: isso é distorção de autoestima ou uma construção dela ao longo dos anos?


Porque, pensa comigo: a mulher sempre foi "vendida" como um produto a ser usado, era acessório do marido. A imagem de uma linda e boa esposa para uma família perfeita. Uma esposa que estava abaixo do marido, não podia ser ouvida. As mães serviam a casa e os filhos (até hoje) queriam se casar com alguém como elas, para cuidar deles. \tadinhos

Já o homem sempre foi ensinado a comandar, a ser chefe, a ter uma carreira. Por que ele seria feio, ou se preocuparia com isso? Ele pode ter tudo.

Desde os anos 50, há concursos de beleza para eleger a mulher mais bonita da cidade, país ou mundo. Com trajes que evidenciam as qualidades dos produtos selecionados. A mulher sempre foi ensinada a competir com outras mulheres pela beleza, gerando sentimento de insegurança com a própria beleza, corpo e pele. 

Como se "só isso" não bastasse, ainda tem a indústria do pornô, sim isso mesmo, que faz com que homens esperem que as suas namoradas ou esposas, cumpram o mesmo papel e tenha o corpo parecido. Essa indústria é feita para satisfazer o homem, então tudo é pensado para o que ELE quer.



Então desde muito cedo sempre somos colocadas em situações que nos comparamos com outras mulheres, brigando pela beleza, tentando atingir um grau de "perfeição" que não existe, só para sentir "agora todo mundo vai me achar bonita".

"Todo mundo" se beneficia dessa busca pela beleza da mulher: homens, a indústria da maquiagem, pornô, da estética, que nos primeiros semestres de 2022, teve 390% a mais de procura, em relação ao mesmo período de 2021, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Homens puderam frequentar escolas e universidades antes das mulheres. (mas, o que isso tem a ver?) Isso tem a ver que 28%  dos homens se sentem mais inteligentes que a média e 7% se admiram, porque eles sempre tiveram acesso ao que queriam, quando queriam... estudos, esportes, lazer, sexo.


Pensando em toda essa cascata de acontecimentos durante a nossa história, é fácil entender porque os homens não se acham feios nem burros e porque a grande baixa autoestima estão nas mulheres e até hoje recebem críticas sobre qualquer coisa relacionada a sua aparência. O mundo sempre foi feito para eles, então não tinham muito com o que se preocupar. (This is a man's world)

Agora as coisas estão mudando um pouco e conseguimos ver o comportamento até infantil, quando, por exemplo, a presidente do Palmeiras fez uma coletiva de imprensa com mulheres. Os homens acharam ruim e ficaram histéricos. Ninguém acharia estranho se tivessem apenas homens, não é? Pois é!


Então, é engraçado mas não me surpreende o homem ter uma autoestima TÃO elevada. Acho que me surpreenderia se não tivesse...

Comentários